Torres de resfriamento – quais são os tipos que existem?

Você sabe quais são os tipos de torres de resfriamento que existem?

Seja qual for o ramo específico de produção industrial, uma característica é certa no processo: haverá enorme geração de calor. Apesar de comum e não necessariamente nocivo para os trabalhadores, esse calor não pode ficar contido dentro da fábrica, principalmente na linha de produção.

O motivo é, além do bem-estar dos funcionários, a proteção dos equipamentos, já que máquinas superaquecidas podem diminuir a velocidade, capacidade de desempenho, ou mesmo correr risco de ter pane definitiva.

Para “combater” esse superaquecimento e transformá-lo em algo útil para a indústria, foram desenvolvidas e aplicadas em ampla escala as chamadas “torres de resfriamento”.

No post abaixo, vamos aprender melhor como funcionam, quais tipos existem (sim, são várias) e para que serve cada um deles. Confira:

Torres de resfriamento – como funcionam e qual a importância

Em geral, o funcionamento acontece da seguinte forma: a água quente que sai dos processos entra na torre pelo topo.  Na sequência, passa por diversos procedimentos, com inúmeras possibilidades, até resfriar por completo. Por fim, retorna para o ciclo da linha de produção. A importância já começa na garantia da sustentabilidade industrial. Com a torre, a fábrica pode resfriar a água e, consequentemente, manter frios os equipamentos também. Caso isso não aconteça, as máquinas trabalham em temperaturas muito altas e podem superaquecer, tendo a produtividade reduzida ou até parando de vez. Neste cenário, trabalhando em altas temperaturas, os equipamentos podem ter sua vida útil bastante afetada, além de apresentar falhas com maior frequência e antes do previsto. Essas falhas prejudicam a produtividade, já que exigem a parada total ou parcial da fábrica para a manutenção ou troca da peça. Sendo assim, é extremamente importante manter os equipamentos devidamente resfriados.  

Tipos de torres de resfriamento

Agora que você já sabe para que servem e como funcionam as torres de resfriamento, já pode aprender também que existem duas maneiras de classificar as torres de resfriamento: por sistema (aberto, semi-aberto ou fechado) ou por umidade (resfriamento úmido, seco ou híbrido). Com todas essas informações, certamente você encontrará o modelo perfeito para a sua indústria, contando com a ajuda de profissionais para explicar em detalhes cada uma delas.  

Torres de resfriamento com circuito aberto

É um tipo de sistema mais simples, que funciona a partir da troca de calor direta entre a água e o ar. É configurado para a implantação em locais que possuem grande oferta de água – que deve ser de qualidade satisfatória e também baixas temperaturas. A principal vantagem para a escolha deste sistema é o baixo investimento inicial. Geralmente, é um dos tipos mais baratos de torre de resfriamento no quesito “instalação”. Mas vale deixar claro que há, obviamente, um grande consumo de água, até porque esse tipo de torre de resfriamento costuma descartar boa parte da água ainda durante o processo, que vai aquecida para o meio ambiente.  

Torres de resfriamento com circuito fechado

No caso do sistema fechado das torres de resfriamento, o líquido passa pela torre dentro de dutos para ter sua temperatura drasticamente reduzida. Esse tipo de sistema pode utilizar tanto água quanto fluido de resfriamento. Nesse caso, investimento inicial é um pouco maior e também limitado para vazões muito grandes de temperatura. Por outro lado, perde menos água, possibilitando tratamento preventivo para possíveis problemas relacionados e ocasionados pela água.  

Torres de resfriamento com circuito semi-aberto

Concentra características de ambos os sistemas anteriores. Como ponto positivo, utiliza baixa quantidade de água e, assim como o fechado, possibilita tratamentos preventivos para problemas ocasionados pela mesma. Mas o ponto negativo é a instalação, também com custos mais elevados.  

Resfriamento Seco

Realizado pela troca de calor entre a água a ser resfriada e o ar, é encontrado em sistemas com circuito fechado. Acontece devido à passagem da água quente pelas tubulações, onde encontra correntes de ar. Esse sistema contribui e muito para o não desperdício da água.  

Resfriamento úmido

Também utilizado em circuitos fechados, é um resfriamento com base no uso de água fria para chocar-se com a água quente. Possui ventiladores para manter as baixas temperaturas nas tubulações.  

Resfriamento híbrido

Sistema mais elaborado, utiliza tanto da água quanto do ar para que ocorra a troca de calor. Extremamente eficiente, realiza a troca de calor de pequenas demandas exclusivamente com ar. Caso a demanda seja ampliada, aciona também o resfriamento por água.  

Torres de resfriamento – onde encontrar

Na hora de procurar torres de resfriamento, a Plast Machine é sua melhor opção. Temos diversos modelos e os melhores especialistas para orientar sua decisão. Contamos, ainda, com um leque de produtos, desde injetoras e periféricos, a peças de reposição. Confira nossa galeria de equipamentos para mais opções. Para conversar com um representante do time ou conhecer melhor nosso trabalho, clique aqui   Fonte: Photodune

Compartilhe

Mais conteúdos

Vendedor Online